PARTE VI

 

Código de Máquina

A linguagem do computador, também chamada de código de máquina, é composto somente de dois números: 0 e 1. E com estes dois números, é possível escrever absolutamente tudo. Os códigos 0 e 1 são também chamados de sistema binário, e significam para o computador: 0 = desligado e 1 = ligado. A união de 8 conjunto de 0s e 1s formam um caracter qualquer como por exemplo a letra "A": 1010 0001.

Veja na tabela abaixo, uma comparação do Sistema Binário com o Sistema Decimal (que é o normalmente utilizado pelas pessoas):

SISTEMA DECIMAL
(Base 10)
 
SISTEMA BINÁRIO
(Base 2)
milhar
103
centena
102
dezena
101
unidade
100
5
7
9
2

2 x 1 =
9 x 101 =
7 x 102 =
5 x 103 =
2
90
700
5000
Valor =
5792
 
milhar
23
centena
22
dezena
21
unidade
20
1
0
1
0

0 x 20 =
1 x 21 =
0 x 22 =
1 x 23 =
0
2
0
8
Valor =
10

Se você quiser saber quais os códigos binários que são necessários para escrever o seu nome, ou uma palavra qualquer, dê uma olhada na tabela abaixo:

Caracter
Código ASCI
Caracter
Código ASCI
(espaço)
.
(
+
$
*
)
-
/
'
,
=
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
0100 0000
0100 1110
0100 1000
0100 1011
0100 0100
0100 1010
0100 1001
0100 1101
0100 1111
0100 1100
0100 0111
0101 1101
1010 0001
1010 0010
1010 0011
1010 0100
1010 0101
1010 0110
1010 0111
1010 1000
1010 1001
1010 1010
1010 1011
1010 1100
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
1010 1101
1010 1110
1010 1111
1011 0000
1011 0001
1011 0010
1011 0011
1011 0100
1011 0101
1011 0111
1011 0111
1011 1000
1011 1001
1011 1010
0101 0000
0101 0001
0101 0010
0101 0011
0101 0100
0101 0101
0101 0110
0101 0111
0101 1000
0101 1001

 

Bits & Bytes

Bit - é a menor unidade de dado do computador, podendo assumir um dos dois valores 0 ou 1, sendo que, se o nível de energia for baixo assumido é 0 e se o nível de energia for alto o valor assumido é 1. Se desejarmos representar números maiores, deveremos cominar bits em palavras.

Byte - é um conjunto de 8 bits, formando segundo uma seqüência que representa um caracter. Pode-se fazer uma correspondência biunívoca entre cada número decimal (0 a 9), as letras maiúsculas e minúsculas (A até Z), os símbolos matemáticos, a pontuação, etc, com um respectivo byte.

Kilobyte ou Kbyte ou Kb - um Kbyte corresponde a 210 bytes ou seja, 1024 bytes. Ex.: um microcomputador antigo tipo PC-XT possuía 640 Kbytes de memória, ou seja, 655.360 bytes de memória, porque: 640 Kb x 1024 bytes = 655.360 bytes. Isto quer dizer que ele poderia ter na sua memória até 655.360 caracteres.

Megabyte ou Mbyte ou Mb - um Mbyte corresponde a 1024 Kbytes, 1.048.576 bytes.

Gigabyte ou Gbyte ou Gb - um Gbyte corresponde a 1024 Mbytes.

Terabyte ou Tbyte ou Tb - um Tbyte corresponde a 1024 Gbytes.

 

Linguagens de Computação

São programas utilizados para criar sistemas e softwares aplicativos e podem ser de 2 tipos:

- Linguagens de Baixo Nível: que são linguagens totalmente orientadas para a máquina, ou seja, são as que mais se aproximam do "Código de Máquina", ou seja, dos 0 e 1, e há a necessidade de se conhecer solidamente o hardware. Os programas resultantes destas linguagens são de pequeníssimo tamanho e de extrema rapidez. Exemplo: Assembler, Linguagem C.

- Linguagens de Alto Nível: é uma linguagem mais orientada para o problema, de modo que o programador deve dar pouca ou nenhuma atenção às características do computador que irá executar o programa. Os programas resultantes destas linguagens não são tão rápidos. Exemplo: Delphi, Visual Basic, Pascal, o antigo Clipper, etc.

Para que os programas funcionem, eles necessitam ser traduzidos para o código de máquina (ou seja o código fonte do programa deve ser transformado em código objeto) e para isso precisa de um tradutor ou de um compilador:

- Tradutor: deve estar na memória enquanto se executa o programa; o programa precisa ser traduzido cada vez que é rodado; cada instrução vai sendo traduzida a medida que vai sendo executada, com isso o programa acaba por se tornar mais lento. Exemplo: Access, DBase, etc.

- Compilador: não precisa estar na memória enquanto se executa o programa, pois este é traduzido inteiramente uma vez só, tornando sua execução bem mais rápida. Exemplo: Delphi, Clipper, Pascal, C, etc.

 

Tipos de Software

Existe uma quantidade muito diversificada de softwares disponíveis no mercado. Entre os tipos mais conhecidos estão:




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